Aprender a dizer não!
20/02/2019 | Postado em Gestão Empresarial.
Aprender a dizer não!

Como aprender a dizer não?

Diante da dificuldade em se posicionar diante da sociedade, para algumas pessoas, dizer "não" é uma tarefa árdua e impossível. Esse comportamento acompanha uma pessoa desde a sua infância, momento decisivo na formação de seu comportamento adulto. Psicologicamente, a capacidade de uma pessoa de negar está intimamente relacionada com a sua autoestima. Por esse motivo, pessoas com baixa autoestima tendem a ter pouca confiança em si mesmas e não conseguir negar nada.
Dentro do ambiente organizacional, uma pessoa que não consegue dizer "não" sofre inconscientemente por não conseguir crescer na empresa e ser o "burro de carga" dos colegas de trabalho. Essas pessoas que não negam dão mais importância ao que os outros tem a dizer, pedir ou fazer e se esquecem de suas próprias necessidades.
Dessa forma, dizer "não" para si mesmo é negar a realização de suas próprias metas e objetivos. Essa pessoa deve entender que se colocar em primeiro lugar não é egoísmo e sim, individualismo, pois enquanto o egoísta não se importa com as pessoas ao seu redor, o individualista sim, e deseja alcançar os melhores resultados. Mas afinal, quais estratégias podemos usar para aprender a dizer "não"?

Aprendendo a dizer não
1- Faça duas listas, colocando em cada uma quais são as consequências de dizer "sim" e "não". Faça o peso na balança em situações que você poderia ter dito sim, ou ao contrário.

2- Estabeleça quais são as suas prioridades e as coloque no topo de importância. Lembre-se, isso é o que vai definir as suas escolhas.

3- Ignore a necessidade de agradar os outros e pense em suas necessidades. Pare de pensar no que fulano vai pensar ou no que sicrano vai fazer, aja conforme seus ideais.

4- Seja uma pessoa educada e honesta, sua sinceridade pode ser mais importante do que acatar certas decisões alheias.

5- Não se comprometa com algo que não conseguirá realizar. Saiba dizer "não" quando não souber de algo, não entender ou não ver necessidade do seu trabalho para a solução do problema.

6- Em certos momentos é possível fazer outra proposta mais agradável. Em vez de apenas negar, ofereça outras formas, resultados e informações que podem ser mais úteis.

7- Entenda os momentos de dizer "sim", afinal, estamos falando sobre aprender a dizer "não" e não aprendendo a negar tudo.

Depois destas dicas maravilhosas, tenho certeza que você vai repensar seu modo de agir e aprender a dizer "não" nos momentos certos!

COMPARTILHE
Comentários:
Relacionados:
Atributos de um Supervisor
Atributos de um Gerente
Princípios da Boa Gestão
Taxa de Ocupação: o que é e qual a sua importância?
09 Agosto, 2019
Fechaduras: a segurança do hóspede
07 Agosto, 2019
A hospitalidade na Era da Experiência
05 Agosto, 2019
Vendendo sem erros: 5 tipos de vendedor que você não vai querer ser!
02 Agosto, 2019
Hotéis e Delivery - A combinação do futuro
31 Julho, 2019
Voltar ao topo Voltar ao topo