Taxa de Ocupação: o que é e qual a sua importância?
09/08/2019 | Postado em Artigos.
Taxa de Ocupação: o que é e qual a sua importância?

 

A Taxa de Ocupação (TO) é o principal indicador da porcentagem de ocupações vendidas em relação ao disponível. Os hotéis utilizam dessa taxa para entender como o negócio está caminhando, quantas pessoas entram e saem todos os dias.

Essa taxa pode ser obtida seguindo a fórmula:

TO (Taxa de Ocupação) = Unidades vendidas / Unidades disponíveis x100

Isso sempre levando em consideração todo o contexto que o hotel se encontra. É necessário definir onde o hotel se encontra, qual sua tipologia, qual seu público, tudo isso interfere diretamente com a Taxa de Ocupação.

 

 

POR QUE CONHECER A TAXA DE OCUPAÇÃO É TÃO IMPORTANTE?

 

Conhecendo a Taxa de Ocupação no seu hotel, é possível entender quais são seus períodos de baixa e alta ocupação e como lidar com eles, aplicando melhores tarifas e ações promocionais.

Se seu hotel se localiza em um litoral, pode-se perceber um aumento da Taxa de Ocupação em épocas de temporada. Se seu hotel é voltado para empresários, dias da semana, como segunda-feira, podem ter uma maior Taxa de Ocupação. Se o seu hotel recebe jovens em férias, percebe-se que a Taxa de Ocupação é menor durante o ano letivo.

E como informação nunca é demais, ao conhecer o público alvo do seu hotel, é possível se manter atualizado em tudo que ronda o setor. Eventos, palestras, shows, e qualquer outro acontecimento que podem acontecer na cidade do seu hotel que chamem pessoas de fora podem aumentar sua Taxa de Ocupação.

Compare as informações obtidas periodicamente e anualmente, entendendo os períodos diferentes dos anos em comparação com os anos anteriores, de forma a perceber as mudanças. Também deve-se sempre manter-se a par dos seus concorrentes diretos, afinal, eles devem se encontrar no mesmo contexto que você.

Analisando a Taxa de Ocupação, você pode planejar como vai utilizar os dados que coletou na análise, entendendo quais épocas precisam de inovação, quais épocas podem ter tarifas alteradas e aumentar seus lucros.

 

COMPARTILHE
Comentários:
Relacionados:
Fechaduras: a segurança do hóspede
A hospitalidade na Era da Experiência
Vendendo sem erros: 5 tipos de vendedor que você não vai querer ser!
Taxa de Ocupação: o que é e qual a sua importância?
09 Agosto, 2019
Fechaduras: a segurança do hóspede
07 Agosto, 2019
A hospitalidade na Era da Experiência
05 Agosto, 2019
Vendendo sem erros: 5 tipos de vendedor que você não vai querer ser!
02 Agosto, 2019
Hotéis e Delivery - A combinação do futuro
31 Julho, 2019
Voltar ao topo Voltar ao topo