O mercado é uma incerteza, sua mudança diária nos faz inovar a cada momento, pensar, repensar, aprender, adaptar, construir, melhorar. Precisamos a todo momento estar a par do que está acontecendo no mundo e quais são as possibilidades do futuro.
O setor de hotelaria sofreu muitos impactos nos últimos anos, grande parte deles superados por aqueles que se precaveram e inovaram. Como sabemos, não é possível prever o futuro, mas conseguimos, através de muito estudo, prever algumas tendências que podem se elevar com o tempo. Algumas das tendências mais fortes vêm sendo:
1. Crescimento de OTAs
As OTAs (Online Travel Agencies), traduzido como Agências de Viagem Online, tendem a crescer consideravelmente neste ano. Com uma proposta diferenciada, que apresenta um "guia virtual" para encontrar os melhores destinos, também pretendem oferecer outros tipos de serviço, como reservas de restaurantes e passeios.
2. Investimento em Presença Digital
É praticamente impossível ter um negócio nos dias de hoje e não investir na área digital. Como acabamos de falar, o crescimento das OTAs podem afetar muito os hotéis que não quiserem se adaptar. Grandes exemplos, como o Airbnb e o Booking, desejam entrar de cabeça no setor de viagens.
3. Automação
A tecnologia tem um espaço cada vez maior no setor de hotelaria. Grandes empresas hoteleiras, como Accor e Marriot, já estão buscando essa modernização da operação. Facilitando desde a entrada do cliente, com reconhecimento facial, check-in automático e muitos outros, até softwares para gestão.
4. Mobile
Ainda no ramo da tecnologia, podemos falar, não como tendência, mas como realidade, sobre a adaptação das reservas para os dispositivos móveis. Cerca de 30% dos acessos em sites já vem desses dispositivos móveis. Adaptar-se a esse meio, investindo em aplicativos instaláveis, será essencial para interagir com os hóspedes.
5. Fidelidade
Os programas de fidelidade também terão novas mudanças, principalmente se a empresa quiser continuar oferecendo um diferencial competitivo. É necessário estruturar o ciclo de vida de seus clientes e onde podem atingi-lo, de forma a conquistar seu respeito e retorna, sem que o custo por aquisição fique caro.
6. Personalidade
Com as novas formas de hospedagem surgindo, trazendo locações com o conforto presente em um lar, fugindo da realidade da hotelaria, mudando totalmente o design dos leitos e acomodações, será necessário criar uma nova personalidade para seu hotel.
É necessário trazer um novo significado ao local, vendendo lembranças e momentos, criando em sua empresa de hotel uma personalidade única. Não apenas uma relação de empresa e cliente, mas de pessoa para pessoa.
7. Aumento dos cancelamentos
Com essa diversidade de produtos e serviços no mercado, a possibilidade de analisar e mudar de oferta aumenta. Os hotéis precisam estudar a fundo a jornada de compra do seu hóspede e se posicionar corretamente entre os concorrentes.
Conhecer cada tendência e cada mudança na jornada de um consumidor do setor de hotelaria é essencial para inovar a cada dia, continuando dentro do mercado competitivo e agregando valor à sua marca. Estude, aprenda, inove. Torne-se então um grande nome do seu setor.