Vivenciar os 5S (descarte, arrumação, limpeza, higiene, disciplina);
Tratar as anomalias (corrigir, registrar, ir à causa raiz);
Padronizar os trabalhos críticos, repetitivos e prioritários;
Monitorar indicadores para avaliar o desempenho diário;
Enfatizar o planejamento das tarefas do dia;
Treinar/desenvolver a equipe nos procedimentos operacionais padrão;
Estimular a motivação, liderando pelo conhecimento.
Identificar as vitórias/acertos dos últimos 12 meses, bem como as dificuldades encontradas (o que dificultou o desempenho);
Solicitar a descrição das sugestões/melhorias que estes fariam, caso fossem donos do negócio;
Descrever as premissas básicas (o que vem em primeiro lugar) do acionista, geralmente 5 a 6 itens definidos pela diretoria;
Montar os objetivos gerais baseados nas premissas;
Elaborar os objetivos específicos por área com base nas vitórias (o que fazer para manter) e nas dificuldades (o que fazer para corrigir/não repetir), bem como adequar às sugestões recebidas;
Elaborar o plano de melhorias e/ou expansão baseado no diagnóstico da equipe, diretoria e breve análise do mercado/concorrência.
Identificar os pontos fortes e fracos, e na mesma linha, os 3 maiores concorrentes;
Identificar as mudanças no ambiente externo (economia, política, legislação, tecnologia) que poderão se transformar em oportunidades ou ameaças para o negócio;
Contrapor forças e fraquezas com oportunidades e ameaças, e definir que ações estratégicas serão necessárias para manter a competitividade perante a guerra instalada.