DESENVOLVENDO A MOTIVAÇÃO
1 – Motivação do grupo:
1.1 – Implantar programa de educação e postura – 5S:
– Objetivo: manter ordem, organização e limpeza no ambiente;
– Método: treinamento/curso e verificação da aplicação.
1.2 – Implantar caixa de sugestões:
– Objetivo: criar o fórum para os funcionários opinarem/sugerirem mudanças e proporem ações de
economia;
– Método: definir as condições de premiação e divulgar.
1.3 – C.C.Q = Círculos de Controle de Qualidade:
– Objetivo: aumentar a autorrealização através de oportunidade de participação na solução dos
problemas no seu setor de trabalho;
– Método: formação de equipes (mínimo 5) setoriais.
2 – Motivação individual:
2.1 – Implantar ginástica laboral:
– Objetivo: melhorar o padrão da qualidade de vida e da saúde dos colaboradores;
– Método: realizar exercícios (ed.física) orientados por profissional duas vezes por semana (30 min).
2.2 – Realizar massagens terapêuticas (massoterapia):
– Objetivo: promover a saúde, auxiliando no combate a dores e estresse;
– Método: adquirir equipamentos, destinar local, e realizar as sessões, quinze minutos por
colaborador, 2 horas uma vez por semana.
2.3 – Realizar vacinas de hepatite B e antitetânica:
– Objetivo: prevenir a incidência, melhorando a qualidade de vida.
– Método: controlar através da Carteira de Vacinação.
2.4 – Implantar avaliação de desempenho:
– Objetivo: verificar o crescimento e realização pessoal no trabalho;
– Método: entrevistar semestralmente todos os colaboradores.
DESENVOLVENDO AS HABILIDADES
1 – Criar a demanda:
1.1 – Estimular a polivalência 3x3:
– Objetivo: possibilitar o crescimento pessoal e produtividade da empresa aumentando a
empregabilidade;
– Método: elaborar plano de carreira e grade salarial visando motivar os colaboradores.
1.2 – Estabelecer a rotação de pessoas:
– Objetivo: consolidar a polivalência;
– Método: definir as regras gerais e informar motivando a rotação/troca de funções.
2 – Fornecer suporte:
2.1 – Elaborar plano de treinamento em grupo:
– Objetivo: melhorar a integração setorial;
– Método: realizar ações que estimulem a união em prol de objetivos comuns.
2.2 – Treinar o operador no local de trabalho:
– Objetivo: melhorar o padrão do produto e do serviço;
– Método: treinar os operadores conforme DA/POP das atividades críticas, repetitivas e prioritárias.
2.3 – Estimular o autodesenvolvimento:
– Objetivo: proporcionar o aumento da empregabilidade;