Sempre que você for estruturar o setor de RH de uma empresa é preciso levar em conta uma série de etapas e processos importantes. Vamos ver cada um deles!
1 – Implantar Sistema de Cargos e Salários:
– Objetivo: definir a política salarial baseada na meritocracia.
– Método: descrever por função as atribuições, responsabilidades e requisitos básicos da função.
2 – Realizar eventos de confraternização:
2.1 – Eleger o funcionário destaque:
– Objetivo: premiar as boas práticas e ações extraordinárias.
– Método: estabelecer regras e preparar os superiores/gerentes para identificar os funcionários destaque.
2.2 – Realizar reunião mensal com todos os funcionários:
– Objetivo: integrar todos os funcionários.
– Método: presentear os aniversariantes, premiar os destaques e informar sobre o andamento do negócio.
2.3 – Realizar palestras de motivação e melhorias na qualidade de vida:
– Objetivo: difundir hábitos saudáveis, cuidados com o corpo, tempo de lazer e novos estilos de vida.
– Método: contratar profissional especializado e formatar cronograma.
2.4 – Motivar os colaboradores para cuidar do meio ambiente:
– Objetivo: reduzir a poluição e educar os colaboradores;
– Método: reciclar copos plásticos, revistas, pilhas, óleo de cozinha, material de informática, garrafas, latas de alumínio.
3 – Diminuir a rotatividade de colaboradores:
– Objetivo: contratar a pessoa certa para o lugar certo.
– Método:
a) criar banco de currículos (estoque por função);
b) efetuar a integração (5 dias de treinamento);
c) realizar entrevistas por contratação 30 e 60 dias para identificar receptividade, ambientação e relacionamento com colegas;
d) realizar entrevistas de desligamento.
4 – Implantar o regulamento interno:
– Objetivo: definir os direitos e deveres dos colaboradores;
– Método: descrever as principais obrigações e direitos usando os conceitos informais da empresa e o que está previsto no acordo coletivo e CLT.
5 – Definir política de benefícios:
– Objetivo: aumentar a motivação e integração;
– Método: definir orçamento (% sobre o faturamento) e relacionar: vale transporte, uniformes, vale alimentação, cesta básica, inscrição no PAT, auxílio educação.
6 – Implantar pasta/dossiê por colaborador:
– Objetivo: criar o prontuário do colaborador;
– Método: elaborar check-list de todas as documentações e controlar: exames periódicos, férias, empréstimos e vales, contrato experiência, uniformes, advertências e suspensões, treinamentos, promoções, acidentes e/ou afastamentos, dados pessoais, histórico profissional, aniversário.
7 – Definir Missão, Visão e Valores do Negócio:
– Objetivo: integrar os colaboradores;
– Método: definir método/princípios para a elaboração e envolver gerentes e supervisores na descrição.
8 – Definir indicadores de controle:
– Objetivo: monitorar o desempenho do setor;
– Método: implantar Sistema de Informação Gerencial, analisando diária e semanalmente.
9 – Elaborar cronograma de implantação das ações e atividades descritas de estruturação e de aumento no crescimento do ser humano:
– Objetivo: priorizar as ações e consolidar o setor;
– Método: descrever as atividades e propor datas/período de implantação e verificação
Com estes critérios bem esclarecidos você terá um planejamento inicial coerente com uma proposta profissional de como estruturar o setor de RH de uma empresa.
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