Todo início de ano é um ótimo momento para encarar novos objetivos e planejar nossa ação. Mas, para realizar seus projetos pessoais e profissionais em 2016 é importante seguir estes passos:
Tudo começa com a definição clara do “porquê” queremos realizar aquilo que desejamos. Escute sua voz interior e pense naquilo que realmente tem sentido para você e que contribui com a prática de seus valores. Visualize-se mentalmente alcançando seus objetivos. Isso ajuda muito!
Acredite em seu potencial para realizar objetivos. Para isso, esqueça um pouco o passado e principalmente algumas crenças limitadoras que podem bloquear sua ação.
Seja curioso e dedique tempo investigando mais sobre o assunto e sobre pessoas que realizaram os mesmos objetivos. Inspirar-se em bons exemplos pode contribuir bastante.
Estude mais sobre os desafios, problemas e possíveis soluções, além dedicar mais tempo a si mesmo, suas potencialidades e fraquezas. Capacite-se cada vez mais e melhor!
Escreva suas metas de maneira bem específica e defina prazos para realizá-las. Sintetize-as para não perder o foco. Ter três metas define um caminho mais fácil e realizável que pensar em 10 objetivos.
Depois, quebre-as em metas menores para facilitar o acompanhamento. Escreva e pratique, por exemplo, “vou guardar 100 reais por semana” em vez de “vou guardar dinheiro para trocar de carro no final do ano”.
5. Planeje seu tempo
Organize-se para executar com excelência tudo aquilo que definiu. Para isso, defina as prioridades e tenha disciplina para não deixar as urgências afastarem você das coisas importantes. Seja realista e íntegro com seus propósitos.
Tenha iniciativa e coloque tudo em prática. Encare o medo com paciência e persistência. Busque ajuda com pessoas de valores e propósitos iguais aos seus e crie parcerias importantes. Coletivamente fica mais fácil de realizar os objetivos!
Defina indicadores para ter evidências de que está no caminho certo e acompanhe-os periodicamente. Assim, se algo sair fora do previsto, é mais fácil voltar para o rumo correto. Seja flexível se concluir que foi exigente demais consigo mesmo, mas não afrouxe demais só para facilitar a realização.
Não esqueça de celebrar as conquistas! Isso vai te dar mais força para os próximos desafios e objetivos.
Sucesso e muitas realizações em 2016. Você merece!
Por Marcelo de Elias.