OS QUATRO PRINCÍPIOS DA BOA GESTÃO
1 – Foco no resultado, evitando somente a realização da tarefa:
“Eu e a minha equipe estamos fazendo tudo certinho, não paramos um minuto sequer”.
“Estamos fazendo o máximo que sabemos e podemos, e vocês ainda não estão contentes”.
A empresa sabe que todos fazem e dão o melhor de si, e estão muito bem intencionados, porém sem o resultado não progredimos/sobrevivemos.
2 – Foco na função/atribuição do cargo, evitando olhar para a pessoa e cair no emocional, aceitando resultados e atuações ―mais ou menos:
Recontratar os subordinados a cada 60 dias, verificando as atribuições do cargo e dando apoio/suporte para que possam realizar o acordado com perfeição.
3 – Sobe informação e desce decisão (modelo participativo):
Indicadores de desempenho semanal com pauta de reunião sobre os assuntos discutidos;
Diagnóstico organizacional do negócio;
Proposta de diretrizes do ano + orçamento mês a mês das receitas e despesas;
A palavra final é da Diretoria/Gerência.
4 – ―A regra de ouro da boa convivência entre a equipe e as subordinações:
Evitar passar por cima do subordinado, fazendo-o apenas quando o mesmo assunto não foi resolvido na terceira abordagem;
Deverá ser usado nos dois sentidos: titular x subordinados, bem como subordinados x titular.
O verdadeiro líder é respeitado pelo seu conhecimento/ sabedoria.
Enquanto o chefe é obedecido pelo cargo que ocupa.
GERENTE MINUTO